- A CEO do grupo de saúde Ribera, que também é doutorada em Medicina pela Universidade de Valência e possui vários mestrados em gestão de saúde, assumiu a gestão do grupo em 2022, onde anteriormente era Diretora de Operações.
- Destaca a importância de reconhecimentos como este para tornar o talento feminino visível e gerar modelos que inspirem outras mulheres.
A CEO do grupo de saúde Ribera, Elisa Tarazona, recebeu ontem o Prémio Sanitárias 2025, um evento organizado pelaEscrita médica e que, após oito edições, se consolidou como referência no reconhecimento do papel da liderança e do talento das mulheres no setor da saúde.
Além de dirigir o grupo Ribera, Elisa Tarazona é doutorada em Medicina pela Universidade de Valência e especialista em Medicina de Família e Comunidade. Possui um mestrado em Hospitalização Domiciliar pela Escola Valenciana de Estudos de Saúde (EVES), Programa de Alta Gestão em Instituições de Saúde pelo IESE, Diploma em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Politécnica de Valência e mestrado em Gestão de Saúde Sénior pela BearingPoint e Programa de Desenvolvimento Gerencial-PMD pela Esade. A sua trajetória no setor abrange diferentes etapas, desde a Direção de Atenção Primária do Departamento de Saúde de La Fe, em Valência; Subdiretora de Gestão do Departamento de Saúde de La Ribera de Alzira, onde desenvolveu o modelo de integração assistencial entre Atenção Primária e Especializada e Diretora de Operações do grupo, antes de ser nomeada CEO.
A Dra. Tarazona expressou a sua gratidão pelo reconhecimento, tanto a nível pessoal quanto pelo que significa, “destacar o esforço, a dedicação e o talento de tantas mulheres que contribuem todos os dias para o bom funcionamento do nosso sistema de saúde”. Também destacou a importância de “tornar visível a liderança feminina, como fazem os Prémios Sanitárias e também gerar modelos que inspirem outras mulheres a aspirarem a cargos de responsabilidade e perfis tradicionalmente ocupados por homens”. “Só assim poderemos continuar a progredir na redução da disparidade de género e na criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e justo”, concluiu.
Algumas das mulheres que receberam este reconhecimento em edições anteriores dos Prémios Sanitárias são, entre outras, as investigadoras Margarita Salas e Margarita del Val; a ex-presidente mundial de empresas farmacêuticas Carmen Peña; a diretora da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários, María Jesús Lamas ou as ex-ministras da Saúde Ana Pastor e María Luisa Carcedo.





